Fábio Ribeiro - Músico/Apresentador


Não bastava ser bom, divertido e saudosista. O canal Ahsefordeu é uma ideia de alguém próximo a nós, o catalano Fábio Ribeiro, professor de espanhol e inglês, estudante de arquitetura e, por que não, artista? A página que ele criou no Facebook tem quase 2 mil curtidas e o canal no Youtube tem mais de 35 mil inscritos. Fábio faz uma releitura de músicas que ficaram conhecidas em aberturas de desenhos animados, propagandas, filmes e séries, com a contribuição de Yago Victor e Raquel Policena. Além de entrevistas com alguns atores que contracenaram no programa Chaves, exibido pelo SBT há décadas. Entrevistamos o criador desses vídeos que estão fazendo sucesso na internet.
Leíza - Quando e por que teve ideia de fazer esses vídeos?
Fábio - Na época em que comecei, estavam começando os vlogs, que são vídeos gravados por alguém falando de algum tema específico ou sobre vários assuntos. Então pensei, por que não fazer vídeos também? E não parei mais !
Equipe Ahsefordeu - Yago,Raquel e Fábio
Leíza - Como começou esse interesse por filmes, propagandas e desenhos antigos?
Fábio - Sempre fui apaixonado por televisão. Quando criança minha vida era escola e televisão. Como minha mãe não me deixava brincar na rua, o que me sobrava eram os filmes gravados no vídeo cassete e a programação da TV. Depois de dois anos, já com o canal do Youtube no ar, muita gente me dizia para fazer vídeos relacionados com música, porque achavam que eu tocava bem e que seria legal. Até então eu não dei muita atenção, mas depois vendo alguns vídeos antigos me veio a ideia de fazer temas de desenhos, propagandas, séries, filmes etc. tocados por mim, do meu jeito. Em dezembro de 2012 fiz o primeiro vídeo, o “aberturas de desenhos animados”, e desde então não parei mais.


Leíza - Logo já criou a página no Facebook?
Fábio - Sempre fui relutante em ter uma conta no Facebook. Nunca gostei e achava uma perda de tempo, mas o Facebook pode vir a ser uma ferramenta de trabalho, e com ele posso divulgar os vídeos, aí me vi obrigado a ter uma conta e criar a fanpage Ahsefordeu.
Leíza - Por que o nome Ahsefordeu?
Fábio - Esse nome me traz muita complicação pelo duplo sentido. Eu tinha tentado vários nomes para criar o canal e todos já tinham sido usados. Então pensei, vou tentar mais um, “Ah se for, deu. Se não der, não deu”. Aí ficou Ahsefordeu. Muita gente não lê direito e engole a letra R da palavra, causando um certo desconforto quando se ouve. Sei que é sem sentido, mas era para ser só uma brincadeira, nunca imaginei que se tornaria algo tão grande como hoje. Mas eu penso em trocar esse nome para colocar algo que tenha mais a cara do meu trabalho.

Desenho feito por Fábio
Leíza - Esperava que a recepção seria tão positiva?
Fábio - Não. Fiz sem esperar muita coisa, mas logo o pessoal começou a divulgar e a assistir bastante, me fazendo ter vontade de fazer mais vídeos assim.
Fábio toca todos os instrumentos para as gravações
Leíza - Qual é, em média, a quantidade de acessos em cada vídeo e qual teve mais acessos?
Fábio - A média de acessos hoje é de 40.000 visualizações por vídeo. Tem vídeo que passa dos 100.000, mas é muito difícil. O Youtube mudou algumas regras, acho que o serviço que faz a contagem de visualização não funciona bem. O vídeo mais visto se chama “como desbloquear o iphone”, onde faço uma brincadeira e no fim ninguém aprende nada. Eu não sei como um vídeo tão besta deu tanto acesso. São quase 400.000 visitas. Mas o vídeo de música mais acessado foi o de temas de desenhos que já está perto das 200.000 visualizações. 



Leíza - Já está colhendo frutos com isso? Recebe pelas publicidades no Youtube?
Fábio - Sim. Eu recebo do Youtube por visualizações. Quanto mais visto, mais retorno eu tenho. Uma coisa que o canal me deu bastante foi reconhecimento. Principalmente depois que voltei do México, com entrevistas com quase todos do elenco do Chaves. Estive na casa do Roberto Gómez Bolaños, que interpretou o Chaves e filmei lá, toquei piano para ele e coloquei no canal. Isso deu uma repercussão muito boa, na internet se referem a mim como o “cara que foi na casa do Chaves”. Acho engraçado e fico espantado, porque não imaginava que isso ia se espalhar assim. Às vezes quando viajo alguém me pergunta: “você não é o cara que faz vídeos para o Youtube?”. É bom ver que sou mais conhecido lá fora do que aqui.

Com Roberto Gomes Bolonos (Chaves)
Leíza - Qual sua relação dele com a turma do Chaves?
Fábio - Tenho contato com o Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga. Com a Paulina, que é filha do Chaves e que coordena a Fundação Chespirito, que cuida de crianças carentes. Com a Ana Lílian, que fez a Paty e com o Ricardo de Pascual que fez o senhor Furtado, um senhor que roubava a vila e que queria comprá-la. Trocamos e-mails às vezes.
Leíza - Quais são seus planos futuros com relação ao canal?

Fábio - Pretendo aumentar a frequência de vídeos e torná-los mais profissionais, manter a linha de coisas relacionadas à música também. Tenho um equipamento razoável, mas sempre tento fazer o melhor. Os vídeos demoram um pouco a sair porque faço tudo sozinho, filmagem, edição, criação e produção. Mas tem o lado bom, não fico dependendo de outras pessoas e posso seguir meu ritmo tranquilamente. Espero que as visualizações aumentem e que alguém de TV ou equivalente se interesse pelo meu trabalho.
 

Agradecimento Especial a Jornalista Leíza Rosa MTB - 12312/MG  (64) 9624-8415 por permitir a Reprodução da matéria de seu Blog http://leizarosa.blogspot.com.br/
Face Leíza - https://www.facebook.com/pages/Le%C3%ADza-Rosa/104858476359742

Links: Fã Page -  https://www.facebook.com/CanalAhsefordeu?fref=ts 
Canal You Tube-  https://www.youtube.com/user/ahsefordeu                            

Comentários